CAPEX e OPEX apresentam diferenças entre si, mas nem todo mundo sabe o que eles são e quais os principais pontos que os diferenciam.
Pensando nisso, elaboramos um post detalhado, com explicações claras, sobre esse tema.
CAPEX e OPEX: o que são?
Para entender as diferenças entre eles, saiba antes o que eles são:
CAPEX
Começando pelo CAPEX - capital expenditure - que é também conhecido por despesas de capital. Ou seja, são todos os investimentos em bens de capital que servem para a produção de outros itens.
Por exemplo, máquinas de construção e equipamentos são investimentos que toda e qualquer indústria ou até empresa pode fazer. É um investimento fundamental, já que somente assim a capacidade de produção aumenta e a conquista do lucro acontece.
Ou seja, para comprar maquinário é preciso ter o capital disponível para a compra. Dessa forma, as despesas de uma indústria incluem os gastos na compra de equipamentos para a produção fabril.
Inclusive, até mesmo serviços físicos podem estar dentro dos bens de capital consumidos pelas indústrias e/ou empresas.
OPEX
Já com relação ao OPEX - operational expenditure - são as despesas operacionais, relacionadas às atividades da gestão empresarial, venda e compra de produtos.
Assim, funciona como um “aluguel” de bens e/ou prestação de serviços. Por exemplo, uma indústria pode alugar Robôs para a sua produção fabril.
Portanto, para esse tipo de “gasto”, é uma despesa operacional. Ou seja, o negócio desembolsa cotidianamente valores com gastos operacionais ou até serviços terceirizados.
Ainda usando o exemplo da indústria que necessita de Robôs, veja que é um equipamento - um bem de capital - muito caro se a empresa for comprar e sabemos que nem sempre a realidade orçamentária de uma produção fabril comporta esse tipo de gasto.
Por isso, a locação de equipamentos - como no caso dos Robôs - pode ser a solução perfeita.
Isso porque o negócio gasta com o serviço terceirizado, ou seja, paga a empresa locadora que entrega a máquina e disponibiliza manutenção do equipamento.
Qual a diferença entre CAPEX e OPEX?
Basicamente, a diferença entre CAPEX e OPEX são os custos desembolsados (diretos e indiretos) a longo prazo.
Exemplificando, tomemos por ideia uma linha de produção em que a utilização de Robôs de solda seria extremamente útil pois conseguiria aumentar a produção de forma muito alta com qualidade impecável.
Nesse caso, optar pelo uso dos Robôs é uma solução e uma necessidade.
Sendo assim, existe a opção de compra desse equipamento - investir nesse bem de capital - ou contratar uma Locadora de Robôs que oferece robôs de solda para aluguel (como a Aventa Tech).
A diferença vai ser quanto você vai gastar - diretamente ou indiretamente - ao comprar ou alugar um Robô.
Veja que ao investir em um bem de capital, como um Robô, os custos não significam apenas a compra do equipamento.
É preciso calcular ainda os gastos com manutenção de peças, treinamento de operadores, transporte do equipamento até a sua empresa, entre outros.
Ou seja, tanto os gastos diretos (compra da máquina) como os gastos indiretos entram na conta dos custos desembolsados.
Logo, este breve exemplo tem relação com o capital expenditure (CAPEX).
Já os gastos com o operational expenditure (OPEX) são variáveis, pois alguns fatores influenciam no cálculo.
No entanto, este índice é capaz de trazer, assim mesmo, economia de capital para a organização.
Veja a seguir mais detalhes sobre cada um deles e qual escolher.
Qual dos dois escolher?
O OPEX pode trazer economia de gastos à organização, como falamos anteriormente, e os motivos são diversos.
O principal talvez seja o fato de que a sua organização poderá manter o seu capital e o montante usado para outra finalidade.
Já o CAPEX com certeza representa gastos, sendo que os recursos podem sofrer descapitalização em algumas situações.
Ou seja, com qualquer um dos dois é preciso analisar o cenário de sua organização e as especificidades das atividades que a sua indústria ou empresa realiza.
Sendo assim, você precisa estudar e conhecer todos os gastos que sua empresa, além de saber sobre o:
Fluxo de caixa;
Custos operacionais, de oportunidade e financeiro;
Economia fiscal;
Vínculos contratuais.
Comprar ou Alugar um Robô: o que é melhor?
Essa decisão também dependerá do cenário atual de sua organização, assim como os fatores que listamos anteriormente (custos operacionais, fluxo de caixa, entre outros).
No entanto, podemos te contar os motivos pelos quais alugar é mais vantajoso!
Robôs de última geração para aumento de produção
Toda frota de robôs da Aventa Tech é nova, composta pelos mais recentes robôs do mercado, dos melhores e mais reconhecidos fabricantes mundiais, especialistas em robotização e células robotizadas.
Ao locar um robô com a Aventa Tech, a automatização de processos via robotização, a repetibilidade de procedimentos, o nível de disponibilidade e a otimização global do processo ficam disponíveis de forma extremamente simples e de rápida contratação.
Células Robóticas de fácil operação
Nosso procedimento de trabalho inclui apenas robôs de fácil operação e configuração. Trabalhamos apenas com os equipamentos mais novos e modernos em soldagem, robótica, colaboração e paletização.
Isto garante que você estará utilizando e otimizando sua linha de produção com equipamentos da máxima tecnologia mundial disponível na atualidade.
Abatimento como despesa no Imposto de Renda
O valor de locação entra como uma despesa operacional, sendo dedutível do Imposto de Renda no sistema de apuração de Lucro Real.
Capital Ativo
Ao locar um robô com a Aventa Tech você mantém seu capital e ainda consegue planejar seu fluxo financeiro, já que o pagamento é realizado mensalmente.
Alugue Robôs com a Aventa Tech
Entre em contato conosco. Nossos especialistas estão à disposição para auxiliar na compra ou na locação de robôs de solda, colaborativos ou de paletizado.
Comments